Grupo difunde terapias com o uso da cannabis medicinal no Agreste alagoano
Entidade nasceu da necessidade do advogado Rafael Mendes em buscar acesso à terapia canabinoide para tratar TDAH. Estudos científicos mais recentes mostram a presença de 500 substâncias de interesse para a medicina na cannabis.
Os primeiros registros sobre o uso da maconha com fins medicinais são atribuídos ao imperador ShenNeng da China, que prescrevia o chá para o tratamento da gota, reumatismo, malária, entre outras doenças.
Em Arapiraca, o Grupo Regenera vem realizando palestras e outros eventos para difundir as terapias com o uso da cannabis medicinal.
De acordo com o advogado e diretor-executivo da associação, Rafael Mendes, a criação da entidade ocorreu em maio do ano passado, durante a FDS Coworking, realizada no município.
“O Grupo Regenera surgiu da minha necessidade em buscar acesso à terapia canabinoide para tratar TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade]. Diante das dificuldades encontradas na obtenção do Canabidiol, ou seja, o óleo da planta, tanto em termos de consulta médica, quanto de custo elevado da medicação, surgiu a ideia de criar uma associação privada sem fins lucrativos”, explica.
RESULTADOS
No início de 2022, Rafael Mendes conta que se reuniu com a irmã e também advogada, Juliana Mendes, e a assistente social Erika Costa, para dar início à formação do Grupo Regenera.
“Nosso objetivo principal é defender os interesses sociais dos associados, proporcionando acesso facilitado e acessível à terapia com cannabis medicinal em Alagoas”, revela.
Pelo que apurou a Tribuna Independente, existem dois grupos atuantes em Alagoas. Um no município de Maceió, o Instituto de Ciências Canabinóides (ICCA), criado no ano de 2021, e o Grupo Regenera, que surgiu no ano de 2022, em Arapiraca. Ambos são pioneiros no estado.
Rafael Mendes adianta que o grupo conta com uma equipe multiprofissional, que compreende a direção-executiva, responsável por dirigir todos os colaboradores do setor de acolhimento dos pacientes e de distribuição dos óleos.
“Ademais, temos colaboradores médicos, dentistas, veterinários e contamos com a assistência de uma farmacêutica e uma nutricionista”, acrescenta.
O grupo atua de forma abrangente, buscando promover o acesso seguro e legal à terapia com cannabis. “Nossas principais atividades incluem o repasse de informações e orientações sobre o uso terapêutico da cannabis, a disponibilização de óleos de CBD e THC, a prestação de serviços médicos, odontológicos, veterinários, jurídicos, nutricionais e farmacêuticos relacionados à cannabis, e a busca por parcerias com instituições públicas e privadas para fortalecer a colaboração na área”, salienta Rafael Mendes.
Atualmente, o mercado para a comercialização do óleo medicinal da cannabis em Arapiraca e demais regiões de Alagoas ainda está em desenvolvimento.
Há uma crescente demanda por esses produtos, mas existem desafios, como a falta de financiamento, informação e a complexidade da legislação vigente.
Por conta disso, o Grupo Regenera tem trabalhado para superar esses obstáculos, oferecendo informações claras e acessíveis, além de garantir a qualidade e segurança dos óleos fornecidos.
Rafael Mendes lembra que, durante o período de atividades do Grupo Regenera, já existem histórias inspiradoras de pessoas que utilizam a terapia com cannabis e obtêm resultados satisfatórios.
Ele cita como exemplo o caso da senhora Dorinalda Baldez, maceioense de 79 anos e portadora da doença de Alzheimer.
Após começar a utilizar o óleo de cannabis, houve melhoras significativas em sua condição de saúde. A mulher chegou a perder a capacidade de deglutir, ou seja, o ato de engolir alimentos.
“Além do uso do óleo, sua filha, Erika Baldez, nutricionista atuante em Maceió (presencial e virtual), acompanha a mãe com o uso de outras ervas medicinais e fitoterápicas, bem como de uma alimentação equilibrada. Essa história demonstra os benefícios da abordagem integrativa e personalizada no tratamento de pacientes com cannabis medicinal”, complementa.
O diretor-executivo do grupo revela que os próximos projetos e ações do Grupo Regenera inclui a ampliação do acesso aos óleos de cannabis medicinal, a continuidade das parcerias com instituições de ensino e pesquisa para desenvolvimento de estudos científicos, e a busca por parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas. “Também projetamos a realização de eventos e atividades de conscientização e informação sobre a terapia com cannabis. Além disso, estamos empenhados em atuar junto às autoridades competentes para promover atualizações na legislação e facilitar o acesso dos pacientes à terapia”, pontua.
Recentemente, Rafael Mendes representou o Grupo Regenera na 10ª Conferência Estadual de Saúde, tendo sido eleito delegado para ser um dos representantes do estado de Alagoas (conferências livres) na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá no próximo mês de julho, em Brasília.
Muito interessante….
Importante essa iniciativa…