Desembargador Tutmés Airan debate uso medicinal do canabidiol com deputado Lobão.
O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque discutiu, nesta segunda-feira (23), o emprego do canabidiol para fins medicinais com o deputado estadual Lobão. O parlamentar esteve acompanhado da comitiva do Grupo Regenera, associação sem fins lucrativos que presta consultoria medicinal canábica.
De acordo com o desembargador Tutmés, a discussão sobre o uso medicinal do canabidiol é fundamental. “Devemos começar uma reflexão que é inadiável sobre os efeitos medicinais do uso da cannabis, cujo benefício seria muito maior se não fosse o preconceito. Temos que fazer esse debate sem medo, para que as pessoas possam se beneficiar dessa descoberta da ciência”, comentou.
O deputado estadual Lobão declarou que pretende legislar sobre a pauta. “Viemos acompanhando o grupo da associação que tem o projeto de produzir o óleo extraído da cannabis para tratamentos medicinais. Estou dando minha contribuição como legislador, para proporcionar o acesso ao debate sobre esse assunto. Temos interesse em ver esse produto chegar aos que mais precisam”.
Para o líder da associação Regenera, Rafael Mendes, o avanço da legislação pode baratear os custos. “O óleo é muito caro porque a matéria-prima vem de fora do país, o medicamento é importado. Então, uma mudança na legislação diminuirá o custo de importação, democratizando o acesso”, disse.
O cirurgião-dentista Edierque Lyra, integrante da comitiva, destacou a importância do uso do canabidiol no combate a patologias. “Dentro da odontologia, por exemplo, a gente vem tratando muitos casos de bruxismo, algumas neuropatias da face, entre outros casos, através dos fitocanabinóides. Isso proporciona aos pacientes mais uma possibilidade de resolver seus problemas de saúde”.